SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue36Quality of public early childhood settings: conceptions of user familiesAssessment of level of creativity figural child in different of education contexts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975

Abstract

SOUZA, Vera Lucia Trevisan de; ANDRADA, Paula Costa; PISSOLATTI, Lúcia Maria  and  VENANCIO, Magda Machado Ribeiro. Os sentidos da escola para os pais. Psicol. educ. [online]. 2013, n.36, pp. 55-66. ISSN 1414-6975.

O objetivo deste artigo é apresentar parte dos resultados de uma pesquisa em que se investigaram os sentidos que os pais atribuem à escola de seus filhos. Utiliza-se como referencial teórico a Psicologia Histórico-Cultural, sobremaneira os conceitos de Vigotski sobre o desenvolvimento humano. A partir da análise de observações realizadas na escola e das respostas dos pais ou responsáveis em questionários aplicados, pôde-se perceber que, na perspectiva dos pais, os aspectos motivadores para seus filhos frequentarem a escola distanciam-se das atividades ou objetivos pedagógicos e se relacionam com interesses voltados à interação com os colegas e possibilidades de participação em atividades esportivas. Esses resultados evidenciam o desafio a ser enfrentado pelo psicólogo escolar, na promoção de mediações que favoreçam interações que mobilizem os alunos à aprendizagem, o que passa, necessariamente, pela formação de professores.

Keywords : Psicologia Histórico-Cultural; sentidos; pais de alunos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )