SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36Qualidade na educação infantil pública: concepções de famílias usuáriasAvaliação do nível da criatividade figural infantil em diferentes contextos de educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975

Resumo

SOUZA, Vera Lucia Trevisan de; ANDRADA, Paula Costa; PISSOLATTI, Lúcia Maria  e  VENANCIO, Magda Machado Ribeiro. Os sentidos da escola para os pais. Psicol. educ. [online]. 2013, n.36, pp. 55-66. ISSN 1414-6975.

O objetivo deste artigo é apresentar parte dos resultados de uma pesquisa em que se investigaram os sentidos que os pais atribuem à escola de seus filhos. Utiliza-se como referencial teórico a Psicologia Histórico-Cultural, sobremaneira os conceitos de Vigotski sobre o desenvolvimento humano. A partir da análise de observações realizadas na escola e das respostas dos pais ou responsáveis em questionários aplicados, pôde-se perceber que, na perspectiva dos pais, os aspectos motivadores para seus filhos frequentarem a escola distanciam-se das atividades ou objetivos pedagógicos e se relacionam com interesses voltados à interação com os colegas e possibilidades de participação em atividades esportivas. Esses resultados evidenciam o desafio a ser enfrentado pelo psicólogo escolar, na promoção de mediações que favoreçam interações que mobilizem os alunos à aprendizagem, o que passa, necessariamente, pela formação de professores.

Palavras-chave : Psicologia Histórico-Cultural; sentidos; pais de alunos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )