SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36Representações sociais de professores sobre indisciplina no ensino médio e técnicoProfessor: o profissional do ensino! Reflexões do ponto de vista behaviorista/comportamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975

Resumo

ROSIN, Sheila Maria; PAINI, Leonor Dias  e  MELO, Késia Mara dos Santos. Psicologia da Educação na UEM: a construção de um campo disciplinar. Psicol. educ. [online]. 2013, n.36, pp. 107-113. ISSN 1414-6975.

Com o objetivo de identificar como o campo disciplinar da Psicologia da Educação se configurou no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá, foram selecionadas e analisadas as ementas, os conteúdos e as bibliografias dos programas das disciplinas que constituem esse campo disciplinar para verificar quais conteúdos da Psicologia da Educação foram privilegiados e quais foram as principais mudanças ocorridas. Definiu-se como recorte temporal para a investigação do ano de 1973, quando o curso de Pedagogia foi criado, ao ano de 2006, quando ocorreu a última reestruturação curricular no mesmo. Conclui-se que, ao longo de 33 anos, novos temas e autores foram incluídos nos programas visando atender às inúmeras necessidades que se apresentavam, o que, em certa medida, dificultou a configuração de uma identidade para o campo disciplinar de Psicologia da Educação.

Palavras-chave : Psicologia da Educação; pedagogia; campo disciplinar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )