SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37Estrutura das representações sociais dos alunos do 9º ano sobre a indisciplina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975

Resumo

FAGUNDES, Tatiana Bezerra. Psicologia, linguística e fracasso escolar: percepção de construção de conhecimento e uso da língua. Psicol. educ. [online]. 2013, n.37, pp. 5-13. ISSN 1414-6975.

Este artigo é um estudo de natureza teórico-conceitual em que se problematizam alguns pressupostos presentes no campo da Psicologia e da Linguística e a sua relação com o fracasso escolar dos sujeitos sociais que se encontram nas escolas atualmente. Busca-se compreender em que medida esses pressupostos ressoam nas teorias que procuram alicerçar as bases da construção do conhecimento e do uso da língua por diferentes sujeitos e como se constituíram como verdade, deixando à margem uma parcela significativa da população, relegada ao submundo do não-falar e não-pensar. A partir dessa análise, tornam-se evidentes os contornos de um projeto sociocientífico que viria a contribuir para justificar os diferentes rendimentos dos alunos e seu fracasso na escola indo de encontro às suas necessidades de aprendizado escolar. Nesse contexto, aponta-se a emergência de estudos que possam gerar juízo críticos e críveis a respeito da pluralidade de construção de conhecimento e de línguas de modo a alargar as possibilidades de desenvolvimento humano e dos processos de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave : Psicologia; Linguística; produção de conhecimento; língua; fracasso escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )