SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37Psicologia, linguística e fracasso escolar: percepção de construção de conhecimento e uso da línguaO apoio das figuras significativas na superação do bullying no contexto escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975

Resumo

FERREIRA, Adriano Charles  e  ROSSO, Ademir José. Estrutura das representações sociais dos alunos do 9º ano sobre a indisciplina. Psicol. educ. [online]. 2013, n.37, pp. 15-29. ISSN 1414-6975.

O artigo analisa as representações sociais discentes sobre a indisciplina escolar segundo a abordagem estrutural de Abric, à luz do desenvolvimento moral de Piaget. As informações foram coletadas mediante questionários aplicados a 402 alunos do 9º ano de quatro colégios estaduais do ensino fundamental de Ponta Grossa, Paraná. A análise das informações adota procedimentos quantitativos com o auxílio dos softwares EVOC e SIMI, seguidos de procedimentos qualitativos de análise de conteúdo. As representações dos alunos apontam como provável núcleo central o desrespeito e a bagunça, indicando representações de base moral e funcional de tendência heterônoma.

Palavras-chave : indisciplina escolar; autonomia; altruísmo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )