SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue37The pollination and politicization of knowledgeHistorical background of school Psychology in São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975

Abstract

FRANCO, Maria Joselma do Nascimento  and  GONCALVES, Leiliane da Silva Micena. Coordenação pedagógica e formação de professores: caminhos de emancipação ou dependência profissional. Psicol. educ. [online]. 2013, n.37, pp. 63-71. ISSN 1414-6975.

A pesquisa tem como objeto a atuação do coordenador pedagógico diante da formação continuada dos professores. Toma como problema: a partir de que perspectiva o coordenador pedagógico desenvolve a formação continuada dos professores do Ensino Fundamental: de uma perspectiva emancipatória ou da dependência? Os resultados apontam para uma coordenação pedagógica com traços de dependência, inclusive do poder político local. A formação não aparece como atribuição explícita do coordenador pedagógico, contrariando a literatura. A formação que esses coordenadores fazem está ligada aos programas desenvolvidos na Secretaria Municipal de Educação, a saber: IQE (Instituto Qualidade no Ensino) e IAB (Instituto Alfa e Beto). Esta é uma contradição que não contempla as necessidades da escola, o que aponta para uma formação marcada pela dependência.

Keywords : formação continuada; coordenação pedagógica; emancipação; dependência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )