SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37A polinização e politização do conhecimentoO percurso histórico-político da Psicologia escolar em São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975

Resumo

FRANCO, Maria Joselma do Nascimento  e  GONCALVES, Leiliane da Silva Micena. Coordenação pedagógica e formação de professores: caminhos de emancipação ou dependência profissional. Psicol. educ. [online]. 2013, n.37, pp. 63-71. ISSN 1414-6975.

A pesquisa tem como objeto a atuação do coordenador pedagógico diante da formação continuada dos professores. Toma como problema: a partir de que perspectiva o coordenador pedagógico desenvolve a formação continuada dos professores do Ensino Fundamental: de uma perspectiva emancipatória ou da dependência? Os resultados apontam para uma coordenação pedagógica com traços de dependência, inclusive do poder político local. A formação não aparece como atribuição explícita do coordenador pedagógico, contrariando a literatura. A formação que esses coordenadores fazem está ligada aos programas desenvolvidos na Secretaria Municipal de Educação, a saber: IQE (Instituto Qualidade no Ensino) e IAB (Instituto Alfa e Beto). Esta é uma contradição que não contempla as necessidades da escola, o que aponta para uma formação marcada pela dependência.

Palavras-chave : formação continuada; coordenação pedagógica; emancipação; dependência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )