SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue37Pedagogical coordination and continuing teacher training: ways to professional emancipation or dependencePapers presented at the ANPED that refer to Henri Wallon Exploratory study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975

Abstract

PRATES, Eduardo Freitas  and  CALDAS, Roseli Fernandes Lins. O percurso histórico-político da Psicologia escolar em São Paulo. Psicol. educ. [online]. 2013, n.37, pp. 73-81. ISSN 1414-6975.

O objetivo deste artigo é investigar a história da Psicologia Escolar em São Paulo na década de 1980, a fim de discutir o momento atual em que os psicólogos, junto a outras categorias, lutam para se inserir na educação pública, por meio de projetos de lei. O texto é um recorte de uma pesquisa bibliográfica e documental. A discussão centraliza-se nos resultados da investigação das 69 publicações do Jornal do CRP-06 (1981-1990), focando os desdobramentos do projeto de lei 519/81, as discussões feitas por equipes multidisciplinares e uma entrevista de Paulo Freire que apresenta a concepção corrente de Psicologia clínico-tradicional e justifica a retirada dos psicólogos da educação. Estabelece uma análise crítica desse processo, buscando apontar novos caminhos.

Keywords : História da Psicologia; Psicologia escolar; pesquisa documental; Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )