SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37Coordenação pedagógica e formação de professores: caminhos de emancipação ou dependência profissionalApresentações na ANPED que fazem referência a Henri Wallon estudo exploratório índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975

Resumo

PRATES, Eduardo Freitas  e  CALDAS, Roseli Fernandes Lins. O percurso histórico-político da Psicologia escolar em São Paulo. Psicol. educ. [online]. 2013, n.37, pp. 73-81. ISSN 1414-6975.

O objetivo deste artigo é investigar a história da Psicologia Escolar em São Paulo na década de 1980, a fim de discutir o momento atual em que os psicólogos, junto a outras categorias, lutam para se inserir na educação pública, por meio de projetos de lei. O texto é um recorte de uma pesquisa bibliográfica e documental. A discussão centraliza-se nos resultados da investigação das 69 publicações do Jornal do CRP-06 (1981-1990), focando os desdobramentos do projeto de lei 519/81, as discussões feitas por equipes multidisciplinares e uma entrevista de Paulo Freire que apresenta a concepção corrente de Psicologia clínico-tradicional e justifica a retirada dos psicólogos da educação. Estabelece uma análise crítica desse processo, buscando apontar novos caminhos.

Palavras-chave : História da Psicologia; Psicologia escolar; pesquisa documental; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )