SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37O percurso histórico-político da Psicologia escolar em São PauloElementos de psicologia dos povos: o princípio da linguagem e o pensamento do homem primitivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975

Resumo

ALMEIDA, Laurinda Ramalho de et al. Apresentações na ANPED que fazem referência a Henri Wallon estudo exploratório. Psicol. educ. [online]. 2013, n.37, pp. 83-90. ISSN 1414-6975.

Neste artigo apresenta-se, a partir de um levantamento de cunho documental, de que forma a teoria de Henri Wallon e/ou seus estudos têm sido apresentados nas reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), no período de 2000 a 2012. O propósito deste trabalho é contribuir com os estudiosos da Psicologia e da Educação, especialmente aqueles dedicados à psicogenética walloniana. A partir do levantamento junto aos 5424 trabalhos nos grupos de trabalho (GT) da ANPED do referido período, realizou-se a busca daqueles que continham a teoria walloniana por meio dos indicadores Wallon, psicogenética e afetividade. Foram identificados 75 trabalhos, dos quais 32 estudos continham Wallon como autor principal e 43 outros em que o autor era citado para complementar ideias de outros estudiosos. O GT07 - Educação de Crianças de 0 a 6 anos - e o GT20 - Psicologia da Educação - foram os grupos de trabalho cujos textos mais fizeram referência a Wallon. Em outros grupos de trabalho, ainda que de maneira menos expressiva, observou-se o surgimento de um olhar voltado à psicogenética walloniana. O presente levantamento permitiu verificar que a teoria de Wallon, que entende o ser humano de forma completa e integrada, pode transitar por diferentes pesquisas e estudos cuja proposta seja a compreensão do desenvolvimento humano.

Palavras-chave : Wallon; psicogenética walloniana; estudo exploratório.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )