SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38Programa informatizado para capacitar professores em habilidades sociais: contribuições para a inclusão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

ALLIPRANDINI, Paula Mariza Zedu; SCHIAVONI, Andreza; MELLO, Diene Eire de  e  SEKITANI, Juliane Tiemi. Estratégias de aprendizagem utilizadas por estudantes na educação a distância: implicações educacionais. Psicol. educ. [online]. 2014, n.38, pp. 05-16. ISSN 1414-6975.

Neste trabalho, investigou-se o uso de estratégias cognitivas e metacognitivas de aprendizagem utilizadas por estudantes de Educação a Distância (EaD). Um total de 402 participantes responderam a um instrumento para a avaliação de estratégias de aprendizagem (Santos & Boruchovitch, 2008), versão adaptada para EaD, composta por 49 itens. A coleta de dados foi realizada online e presencialmente. Para a análise dos dados, foram calculadas as frequências apresentadas pelos participantes em relação ao uso das estratégias de aprendizagem cognitivas e metacognitivas positivas e negativas. Os resultados permitiram identificar quais as estratégias que vêm sendo utilizadas pelos estudantes da EaD. Esses indicativos trazem importantes implicações educacionais de forma a possibilitar a melhoria do processo ensino-aprendizagem na EaD.

Palavras-chave : estratégias de aprendizagem; educação a distância; implicações educacionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )