SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38O uso das tecnologias digitais em educação: seguindo um fenômeno em construçãoAssociações entre emoções morais e criatividade em universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

BIANCHINI, Luciane Guimarães Batistella  e  VASCONCELOS, Mario Sergio. Significação e sentimentos dos alunos quando erram na matemática. Psicol. educ. [online]. 2014, n.38, pp. 63-71. ISSN 1414-6975.

A afetividade presente nas situações em que o erro ocorre na escola tem promovido significações negativas dos alunos em seu processo de aprendizagem. Embasada na teoria de Piaget, a presente pesquisa analisou o papel da afetividade nas significações sobre o erro de 15 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental que frequentam uma sala de apoio por apresentarem dificuldades, sobretudo, na disciplina de matemática. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, e foi aplicada com base no método clínico crítico piagetiano. O plano para a coleta de dados foi distribuído em duas etapas: E1- Observação das interações na sala de apoio; E2- Realização de entrevista semiestruturada para identificação das significações dos alunos. Como resultado, obteve-se: de modo geral, os alunos relacionam o erro a situações de não respeito às regras e, especialmente, de desobediência ao professor. Nas significações referidas ao erro com a presença do professor, prevalecem sentimentos como a culpa e o desânimo; com relação aos colegas, não há muita diferença, já que o erro está relacionado a sentimentos como a culpa, raiva e desânimo. Com relação ao processo de aprendizagem, os alunos compreendem o erro como ação fora deste processo, demonstrando, em tais situações, pouco interesse, esforço e implicação.

Palavras-chave : significações; afetividade; erro; Piaget; sala de apoio.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )