SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38Associações entre emoções morais e criatividade em universitáriosCaracterísticas da produção sobre professores de alunos com dotação e talento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

TORRES, Maria Carmen Euler  e  CASTRO, Lucia Rabello de. Disponibilidade ao outro: construindo novas formas de autoridade entre adultos e crianças. Psicol. educ. [online]. 2014, n.38, pp. 87-99. ISSN 1414-6975.

O artigo discute como a crise de autoridade hoje se apresenta de forma singular. Por um lado, lamenta-se a "autoridade perdida", pois cria-se uma imagem da ordenação dos lugares da criança e do adulto como se fossem necessários e universais. Por outro, ressente-se da perda daquela autoridade porque não se conseguiu reconstruir as relações com a geração mais nova a partir de outra configuração de direitos e deveres de ambas as partes. Partindo de contribuições de Arendt, Levinás, Benjamim, Jonas e Castro, entre outros, analisa-se como essa crise de autoridade pode conduzir a outras possibilidades de construção de uma autoridade legítima, considerando que a autoridade a ser exercida pelos adultos deve investi-los de um lugar de referência e cuidado reconhecido pelas crianças que lhes possibilite uma maior participação nos assuntos de seu entorno.

Palavras-chave : crise de autoridade; responsabilidade; alteridade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )