SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38Disponibilidade ao outro: construindo novas formas de autoridade entre adultos e criançasDéficits em habilidades sociais e ansiedade social: avaliação de estudantes de psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

VALLE-RIBEIRO, Natália do  e  BARBOSA, Altemir José Gonçalves. Características da produção sobre professores de alunos com dotação e talento. Psicol. educ. [online]. 2014, n.38, pp. 101-112. ISSN 1414-6975.

Este estudo objetivou investigar a produção sobre professores de alunos com dotação e talento (D & T) em artigos publicados em duas bases de dados: ERIC e PsycINFO. Foram procurados termos relacionados a professores de alunos talentosos em publicações entre 2006 e 2013. No total, foram considerados 20 artigos. A produção sobre professores de alunos com D & T pode ser considerada pequena e não apresenta tendências de estabilidade, crescimento ou decrescimento na distribuição temporal. Grande parte dos artigos foi produzida por um ou dois autores, combinando produções coletivas e individuais. Ademais, predominaram os estudos empíricos. Com relação aos países em que as pesquisas foram desenvolvidas, os Estados Unidos têm a maioria dos artigos. O ensino fundamental contou com grande parte dos estudos. Na análise de conteúdo realizada, destacam-se tanto as características pessoais quanto as profissionais, e as qualidades pedagógicas do professor aparecem em grande parte dos artigos. Destaca-se a importância de investigações empíricas que colaborem para o delineamento mais preciso das características importantes para o atendimento educacional adequado ao aluno com D & T.

Palavras-chave : produção científica; dotação e talento; superdotação; professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )