SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39Contribución de psicoanálisis para educación: la transferencia en relación maestros/estudiantesDiferentes grados de ansiedad a las matemáticas y el rendimiento académico en la escuela primaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

BENTES, Márcia Cristina Benigno  y  KATO, Olívia Misae. Fatores que afetam a evasão na educação a distância: curso de administração. Psicol. educ. [online]. 2014, n.39, pp. 31-45. ISSN 1414-6975.

A evasão discente é definida como a saída do estudante de um curso sem concluí-lo com sucesso. No Brasil, a evasão nos cursos a distância é frequente e geralmente tem sido pesquisada em cursos de curta duração. O presente estudo analisou os fatores que contribuem para a evasão dos alunos do curso de Administração na modalidade de educação a distância de uma universidade pública e uma privada. Os evadidos responderam um questionário enviado por e-mail. Nos resultados obtidos nas duas universidades pesquisadas, verifica-se que os fatores mais recorrentes como motivadores da Evasão foram a falta ou pouco tempo para dedicar-se aos estudos e tarefas na UFPa e dos alunos evadidos da UNESA o que também é apontado em outros estudos.

Palabras clave : evasão; educação a distância; universidade pública e universidade privada.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )