SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue39Different degrees of mathematics anxiety, and academic performance in elementary schoolMeanings constructed by adolescents about the process of schooling author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975On-line version ISSN 2175-3520

Abstract

MORO, Adriano  and  SOUSA, Clarilza Prado de. A justiça no ambiente escolar: a visão dos estudantes de pedagogia. Psicol. educ. [online]. 2014, n.39, pp. 63-73. ISSN 1414-6975.

O estudo realizado objetivou compreender as representações sociais de estudantes de Pedagogia sobre justiça. Considerando que educação de qualidade vai além do desempenho cognitivo, medido por exames que avaliam proficiência em língua portuguesa e matemática, esta pesquisa volta-se para refletir acerca de uma educação valorativa, baseada na ética preconizada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Identificar as representações sociais de justiça dos graduandos pode dar elementos para refletir quanto à formação desses futuros docentes em relação a uma educação de princípios éticos, que incentive a reflexão e a análise crítica de valores. Cento e quarenta graduandos responderam a um questionário composto por 11 questões situacionais do cotidiano escolar e os dados coletados foram processados e analisados com utilização do software ALCESTE. As respostas não expressaram ação direta e efetiva, no sentido de dar solução aos casos. Finalmente, o estudo apresentou como as representações sociais sobre justiça se constituem em um direito para os graduandos de Pedagogia.

Keywords : ética; justiça; estudantes de Pedagogia; representações sociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )