SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40Envelhecimento profissional nas trajetórias de professores engenheirosFunção atencional e flexibilidade cognitiva em escolares com fissura labiopalatina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

VASCONCELOS, Dalila Castelliano de; SANTANA, Inayara Oliveira de  e  BORGES, Lucivanda Cavalcante. O Trabalho da educadora na creche: uma revisão sistemática. Psicol. educ. [online]. 2015, n.40, pp. 77-85. ISSN 1414-6975.

Este trabalho corresponde a uma revisão sistemática da produção brasileira sobre a relação entre a organização do trabalho da educadora na creche e a saúde mental. Foram realizadas pesquisas nas bases de dados Lilacs, PEPsic e Periódicos Capes, através dos indexadores "trabalho e creche", "trabalho e educadora" e "organização e creche". Foram incluídos os trabalhos publicados nos últimos dez anos, no contexto brasileiro e de acesso aberto e completo nas bases de dados pesquisadas. Os artigos foram analisados a partir das categorias "autor", "objetivo", "local", "participantes", "instrumentos" e "resultados". Constatou-se que, de modo geral, os estudos abordam o trabalho da educadora de creche a partir de áreas como fonoaudiologia, fisioterapia e Psicologia da criança, relacionando-o com aspectos físicos do trabalho ou com o desenvolvimento infantil. Poucos fazem relação entre as características do trabalho e a saúde mental do trabalhador. Além disso, os estudos contemplam apenas os contextos das regiões Sul e Sudeste do país.

Palavras-chave : educadora de creche; organização do trabalho; saúde do trabalhador.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License