SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue40Psychology at school: (re)thinking pedagogic practicesArt and creativity in psychology teaching: an unfinished work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975On-line version ISSN 2175-3520

Abstract

XIMENES, Celina Maria Aragão; BARRETO, Carmem Lúcia Brito Tavares  and  MORATO, Henriette Tognetti Penha. Supervisão de estágio e atitude psicoterapêutica: uma proposta educacional. Psicol. educ. [online]. 2015, n.40, pp. 115-124. ISSN 1414-6975.

Este artigo aborda uma modalidade de supervisão de estágio em Psicologia clínica como prática educacional numa perspectiva fenomenológica existencial. Recorre-se a estudiosos que permitem articulações possíveis entre a condição de "ser-no-mundo", proposta particularmente por Heidegger, e escritos da área da educação, em especial os explicitados por Paulo Freire. Entende-se que a pedagogia freiriana, consolidada numa concepção libertadora de homem, permite à condição humana apropriar-se de sua condição existencial no modo de construir uma vida envolta em esferas de sentido. As aproximações teóricas explicitadas permitem, dentre os diversos fenômenos que caracterizam a clínica psicológica, propor um diálogo entre o pensamento de Heidegger e de Freire, possibilitando uma prática psicológica que possa responder às demandas que lhe são endereçadas.

Keywords : supervisão; educação; fenomenologia existencial; Heidegger; Freire.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License