SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40Supervisão de estágio e atitude psicoterapêutica: uma proposta educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

BENETTI, Idonézia Collodel; JUNIOR, João Paulo Roberti; WILHELM, Fernanda Ax  e  DEON, Ana Paula da Rosa. Arte e criatividade na docência em psicologia: uma obra inacabada. Psicol. educ. [online]. 2015, n.40, pp. 125-130. ISSN 1414-6975.

O presente trabalho consiste em um relato de experiência em docência, com uma turma de alunos do curso de Administração, na disciplina de psicologia Organizacional e do Trabalho. As aulas, envolvendo arte, tinham como objetivo contemplar um dos itens do programa que incluía o tema "Criatividade", que foi abordado através da utilização, via Power Point, de 12 obras - pinturas em tela que apresentavam pessoas trabalhando. Estiveram expostos 12 artistas diferentes, de 12 países diferentes - incluindo o Brasil - em diferentes épocas. O passo a passo dessa abordagem, as reflexões e a avaliação dessa experiência são aqui delineados e comentados para que o leitor se sinta incentivado pelo uso da arte como recurso para motivar os alunos para a complexa, porém prazerosa, tarefa do encontro com os acadêmicos no cotidiano da sala de aula.

Palavras-chave : arte; psicologia; criatividade; docência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License