SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número41O ensino de estratégias de aprendizagem no contexto da escrita índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

GARCIA, José E.. Formação em psicologia educacional no Paraguai. Psicol. educ. [online]. 2015, n.41, pp. 03-19. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20150011.

Ainda que tenha antecedentes na obra dos filósofos antigos, a psicologia educacional origina-se nas primeiras clínicas psicológicas e textos publicados nos Estados Unidos, no final do século XIX, e no movimento dos testes que se iniciou com as investigações de Alfred Binet na França, no começo do século XX. No Paraguai, vários educadores contribuíram com estudos que entrelazan a educação e a psicologia entre o final do século XIX e meado do século XX, constituindo uma das principais tradições que se forjaram na psicologia nacional durante o período pré-universitário da psicología nacional. A formação específica começou em 1963 na Universidade Católica, seguida pela Universidade Nacional de Assunção em 1967. Este artigo analisa a formação do psicólogo educacional no Paraguai, sua história e antecedentes, características básicas dos currículos e os principais problemas enfrentados na atualidade. Conclui-se com algumas recomendações básicas voltadas para uma maior consolidação no desenvolvimento futuro desta área.

Palavras-chave : Psicologia educacional; Psicologia no Paraguai; formação do psicólogo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )