SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número41Formação em psicologia educacional no ParaguaiEstratégias de aprendizagem autorregulatória no ensino superior: escrita de um artigo científico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

COSTA, Elis Regina da  e  BORUCHOVITCH, Evely. O ensino de estratégias de aprendizagem no contexto da escrita. Psicol. educ. [online]. 2015, n.41, pp. 21-35. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20150012.

A presente pesquisa teve como objetivo investigar se uma intervenção em estratégias de aprendizagem orientadas à escrita resultou no uso mais eficiente dessas estratégias na produção de narrativas entre estudantes do sétimo ano, de uma escola pública do Ensino Fundamental. Buscou também conhecer a opinião dos participantes acerca dos pontos positivos e negativos da intervenção na sua aprendizagem. Participaram duas turmas de alunos distribuídos aleatoriamente em grupo experimental (18) e controle (17). Os estudantes foram avaliados por meio de uma escala de estratégias de aprendizagem e duas questões abertas. A primeira foi sobre o uso de estratégias específicas de produção de textos em dois momentos (pré e pós-teste). A segunda, realizada somente no grupo experimental, solicitava aos participantes uma avaliação da intervenção sobre a própria aprendizagem. A intervenção consistiu de sete sessões orientadas ao ensino e à prática de estratégias de aprendizagem gerais e específicas para produção de textos. Os resultados mostraram uma ampliação significativa no repertório de estratégias de produção de textos,um relato de estratégias mais eficientes para escrever textos, bem como uma melhoria da qualidade da produção textual entre os participantes do grupo experimental. Ademais, todos os participantes do grupo experimental fizeram uma avaliação positiva da intervenção.

Palavras-chave : produção de textos; estratégias de aprendizagem; narrativas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )