SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número41O ensino de estratégias de aprendizagem no contexto da escritaDimensões da prática cotidiana e (des)humanização do policial militar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

FERNANDES, Verônica Rodriguez  e  FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Estratégias de aprendizagem autorregulatória no ensino superior: escrita de um artigo científico. Psicol. educ. [online]. 2015, n.41, pp. 37-49. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20150013.

Este artigo tem como objetivo analisar se as estratégias de aprendizagem autorregulatórias desenvolvidas em uma prática de ensino reflexiva contribuíram para a formação de alunos autorregulados e possibilitaram a promoção de avanços na aprendizagem de alunos do ensino superior relativas à escrita de um artigo científico. A prática de ensino reflexiva desenvolveu-se durante seis encontros nos quais buscou-se perceber a tomada de consciência, o controle e a gestão do aluno em seu processo de aprendizagem. Iniciou-se a pesquisa com a aplicação do questionário CEA (Conhecimento de Estratégias Autorregulatórias), seguido das "Oficinas de desenvolvimento de estratégias autorregulatórias da aprendizagem" as quais tiveram como objetivo principal, para os sujeitos pesquisados, aprender estratégias para a escrita de artigos científicos e, para a pesquisadora, analisar se as estratégias utilizadas nessa prática reflexiva promoveriam a autorregulação para a escrita de artigos científicos. Ao final dos encontros, após seis meses da intervenção, aplicou-se novamente o questionário CEA em uma entrevista semiestruturada. Da análise dos dados, emergiram duas categorias: 1) Estratégias Cognitivas e Metacognitivas; 2) Estratégias Motivacionais; que articuladas entre si contribuem significativamente para a formação de um aluno autorregulado. Conclui-se que os dados reforçam a importância do conhecimento de estratégias autorregulatórias nos processos de aprendizagem, a fim de que o aluno universitário seja capaz de atingir seus objetivos diante das tarefas, promovendo uma consciência reflexiva.

Palavras-chave : autorregulação; prática de ensino reflexiva; estratégia de aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )