SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número41Narrativas de professoras de psicologia do ensino médio: entre memórias e reflexõesArqueologia dos significados sociais atribuídos ao trabalho do coordenador pedagógico: uma construção sócio-histórica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de et al. A síntese como registro reflexivo no trabalho do psicólogo escolar com gestores. Psicol. educ. [online]. 2015, n.41, pp. 83-94. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20150016.

Este artigo tem por objetivo analisar criticamente a experiência do uso da síntese no trabalho com gestores educacionais e a reflexão e configuração de novos sentidos e significados da prática escolar decorrentes das intervenções. Para este propósito, o instrumento abordado é a síntese, uma forma de registro que visa historicizar o processo de intervenção, realizado pelos psicólogos e pelos participantes de um grupo de reflexão, constituído pela equipe gestora escolar, a saber: um diretor, um vice-diretor e dois orientadores pedagógicos, que ocorreu semanalmente no decorrer de dois anos, em uma escola pública municipal de Ensino Fundamental I e II e Ensino de Jovens e Adultos de uma cidade no interior de São Paulo. Resultados revelam que as sínteses se configuraram como instrumentos que também contribuem para a ampliação da consciência dos gestores, pois os coloca na posição de reflexão sobre o que está escrito, buscando novas formas de agir a partir do que está posto, configurando novos significados e sentidos às suas ações na escola. Assim, podemos dizer que as sínteses se apresentam como importantes ferramentas na atuação do psicólogo, pois possibilitam a ele acessar ao sujeito e se colocar como sujeito, no processo de ampliação de consciência, visto que se estabelece um movimento em que concorrem o afetivo e a volição, que se encontram na base da constituição do psiquismo humano, apresentando-se como possibilidades de construção de narrativas dos sujeitos, de seu tempo e lugar.

Palavras-chave : Psicologia Histórico-cultural; método; Psicologia escolar e educacional; fala e escuta.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )