SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue41The arqueology of the social meanings given to the pedagogical coordinator's work: a social-historical productionLiterature as instrument discussion about death author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975On-line version ISSN 2175-3520

Abstract

SILVA, Davi Cavalcante Roque da. Medicalização e controle na educação: o autismo como analisador das práticas inclusivas. Psicol. educ. [online]. 2015, n.41, pp. 109-117. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20150018.

No acompanhar do trabalho institucional do psicólogo em duas escolas- de ensino fundamental e escola especial- discute-se a temática da medicalização na educação, nas articulações intersetoriais com a saúde e educação especial, objetivando analisar as relações a partir dos (des)encontros entre trabalhadores da saúde e da educação, e os focos de tensão entres esses profissionais e as famílias dos alunos na forma de demandas e encaminhamentos da escola. A medicalização é discutida nas relações com a escola especial quando se trabalha com diagnóstico neuropediátrico de autismo, atribuído a uma aluna pré-adolescente. O referencial teórico é o da análise institucional e estudos da filosofia da diferença, contando, fundamentalmente, com os conceitos de controle (Deleuze) e governamentalidade (Foucault). Veiga-Neto subsidia a problematizar nas (micro)políticas públicas a produção social de uma inclusão excludente. Foram privilegiados os dispositivos analisadores de encontros formais entre os profissionais,os relatórios de avaliação e encaminhamentos focalizando, entre outros aspectos, (1) os movimentos de profissionais e da aluna que questionam e ultrapassam a ordem dos diagnósticos e (2) a questão política local/geral de acessibilidade à escola especial.

Keywords : medicalização; controle; inclusão; psicologia e educação; psicologia social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )