SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue41Medicalisation and control in education: autism as analyser of inclusive practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975On-line version ISSN 2175-3520

Abstract

SENGIK, Aline Sberse  and  RAMOS, Flávia Brocchetto. Literatura como instrumento de discussão acerca da morte. Psicol. educ. [online]. 2015, n.41, pp. 119-126. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20150019.

Considerando que a morte faz parte do desenvolvimento humano e que é um dos temas mais delicados de se tratar, especialmente quando envolve o esclarecimento do tema com crianças, o presente artigo tem como objetivo discorrer sobre a possibilidade de esse assunto ser abordado no ambiente escolar, valendo-se de obras literárias. Para tanto, propõe-se uma reflexão analisando a obra Os dois irmãos, escrito por Wander Piroli e ilustrado por Odilon Moraes, selecionada pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE-2010) para acervos da Educação Infantil. As discussões restringiram-se aos aspectos verbais e visuais a partir do modo como o enredo contempla simbolicamente a ausência, a separação, o abandono, a perda e a morte. Pelo estudo, constata-se que a literatura infantil promove a construção de conhecimentos, implicando a atribuição de significado a partir das vivências do leitor. Desse modo, a escolha apropriada de um livro literário pode ajudar a criança a lidar com diversas situações conflitivas, dentre elas a morte.

Keywords : morte; infância; literatura infantil; leitura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )