SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42Prevalência de sintomas de stress entre graduandos de uma universidade públicaAdaptação à universidade em estudantes ingressantes na graduação em psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

OLIVEIRA, Thais Porlan de  e  JESUS, Juliana Campos de. Análise de sistema de comunicação alternativa no ensino de requisitar por autistas. Psicol. educ. [online]. 2016, n.42, pp. 23-33. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20150022.

O Picture Exchange Communication System (PECS) é um sistema alternativo de comunicação no qual há o ensino da troca de cartões com figuras pelos itens representados nos cartões. Estudos visam avaliar seu uso na educação especial e a sua eficácia na promoção da comunicação por autistas. O objetivo deste estudo foi delimitar as condições contextuais sob as quais o protocolo de comunicação é efetivo, analisando algumas variáveis na aplicação das suas três primeiras fases, que ensinam comportamento de requisitar (emitir mandos). Quatro crianças autistas com idade entre 6 e 12 anos receberam treino sistemático das três primeiras fases do PECS, sendo documentadas as possíveis variáveis de controle para aquisição de mandos. Os resultados mostraram que a aplicação do PECS foi efetiva, porém que há necessidade de descrição das especificidades do treino para maximizar seu uso na educação. É discutida a necessidade de maior identificação e controle de variáveis no ensino do PECS para que seja atestada a sua eficácia, corroborando a necessidade identificada na literatura de mais estudos que avaliem a efetividade do protocolo.

Palavras-chave : autismo; educação especial; comunicação alternativa; mandos; PECS.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License