SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42Actividad de enseñanza en educación física y el desarrollo del pensamiento teóricoMística del educador en las actividades de la enseñanza índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

DALTRO, Mônica Ramos  y  PONDE, Milena Pereira. Psicologia como profissão de saúde: relato de um processo de (re)formulação curricular. Psicol. educ. [online]. 2016, n.42, pp. 81-90. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20150027.

Este artigo descreve o processo dialógico de constituição de uma reformulação curricular do Curso de Psicologia da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública. A fundamentação teórica concebe o currículo como campo político de produção de subjetividades, a Psicologia como uma profissão de saúde e o conceito de competência definido pela cubana González Maura (2000) que envolve a dimensão específica do fazer em Psicologia e a dimensão pessoal, atitudinal e motivacional. Trata-se de um relato de experiência que apresenta uma interpretação das DCN, destacando a subjetividade como central na formação em Psicologia, especialmente para o desenvolvimento da autonomia, capacidade de crítica e compromisso com valores sociais. O resultado do processo foi um modelo de currículo organizado em Módulos, a partir de Eixos Temáticos, com o uso de Metodologias Ativas e Práticas Interdisciplinares estruturados como sistemas abertos, de forma a contemplar diferenças e diversidades em permanente movimento de construção e desconstrução. Esses elementos estão sustentados por uma cultura de trabalho docente coletiva, pelo protagonismo discente e docente, pela comunicação com o mercado de trabalho e pela experiência do conjunto de subjetividades individuais que permitiram a emergência de um discurso formativo carregado de poder transformador que coloca a formação acadêmica em Psicologia articulada ao desenvolvimento de sujeitos, ultrapassando a perspectiva de construção de uma identidade ocupacional tecnicista.

Palabras clave : formação em Psicologia; currículo por competência; profissão de saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License