SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue43Self-regulated learning: an exploratory study in portuguese higher educationInterpesonal relations and adaptation resources for academics with deficiencies in the university author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975On-line version ISSN 2175-3520

Abstract

GIACOMONI, Claudia Hofheinz; SOUZA, Luciana Karine de  and  HUTZ, Claudio Simon. Você é feliz? A autopercepção da felicidade em crianças. Psicol. educ. [online]. 2016, n.43, pp. 13-22. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20160002.

O objetivo do presente estudo foi investigar a autopercepção da felicidade em crianças escolares. Participaram 200 crianças de escolas públicas e privadas da cidade de Porto Alegre, com idade entre 5 e 12 anos. Foram realizadas entrevistas individuais sobre a autopercepção da felicidade, crenças e causas atribuídas a ela, e descrição da sua origem. A maioria das crianças se considera feliz, sem distinção de gênero ou de tipo de escola. A própria felicidade foi mais atribuída à família, ao self positivo e ao lazer. Diferenças etárias significativas mostraram que as crianças mais novas admitem sentirem-se mais felizes. Os meninos associaram mais o lazer à felicidade do que as meninas, bem como eventos com atividades físicas. Para as crianças em geral, a origem da felicidade está no coração, na própria pessoa, e nos afetos/emoções. Estudos dessa natureza fornecem diretrizes para a identificação de indicadores de bem-estar subjetivo e satisfação de vida infantil.

Keywords : felicidade; satisfação; crianças.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License