SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue43Interpesonal relations and adaptation resources for academics with deficiencies in the universityAn analysis of the scientific production on moral education in schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975On-line version ISSN 2175-3520

Abstract

BRANCO, Ana Paula Silva Cantarelli  and  LEITE, Lucia Pereira. Condições de acessibilidade na pós-graduação: um estudo com estudantes de universidade pública. Psicol. educ. [online]. 2016, n.43, pp. 35-45. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20160004.

O Governo Federal tem promovido ações afirmativas por meio de políticas públicas que orientam o acesso e a permanência de pessoas com deficiência no Ensino Superior. O ingresso desse segmento tem aumentado progressivamente no Brasil, porém ainda de forma morosa. Este texto procura retratar os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar como estudantes com deficiência, que ingressam em cursos de pós-graduação stricto sensu, identificam as condições de acessibilidade no contexto universitário. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com cinco estudantes com alguma deficiência, que cursavam programas distintos de pós-graduação de uma instituição de ensino superior pública do estado de São Paulo. Utilizou-se a análise de conteúdo para o tratamento dos relatos obtidos com as entrevistas. Como resultados, verificou-se que as unidades universitárias investigadas estão procurando tornar o contexto mais acessível, porém ainda distante de todas as recomendações legais. Outro destaque é que os entrevistados revelam que no curso de pós-graduação - pelas suas peculiaridades - as suas necessidades específicas foram mais bem atendidas que nos cursos de graduação.

Keywords : acessibilidade; ensino superior; políticas públicas; universidade; educação inclusiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License