SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43Análise da produção científica acerca da educação moral na escolaPsicologia educacional: concepções de professores de curso de licenciatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

MAROLDI, Alexandre Masson; SOUZA, Ana Maria da  e  LIMA, Luis Fernando Maia. Produção em psicologia escolar de 1962 a 2011 na base index Psi. Psicol. educ. [online]. 2016, n.43, pp. 59-68. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20160006.

A Psicologia Escolar caracteriza-se por propor um olhar para o processo de escolarização e para o contexto sócio-político-cultural em que estão inseridos os processos educativos. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar,através de uma análise bibliométrica, a produção científica em Psicologia Escolar presente na Base de dados Index Psi Periódicos Técnico-científicos, de 1962 a 2011. A Base de dados Index Psi Periódicos Técnico-científicos reúne a literatura técnico-científica em Psicologia publicada em revistas, com acesso ao texto completo. Utilizou-se a bibliometria, que permitiu elaborar indicadores para avaliar o atual estágio de desenvolvimento da temática Psicologia Escolar. No total, foram recuperados 209 registros, destacando-se entre os mesmos, o periódico Psico. Na análise de autoria dos artigos recuperados, 62,1% dos autores contribuíram com apenas uma publicação. Quanto ao vínculo institucional dos autores, a Universidade de São Paulo (USP) é a que prevalece e a palavra-chave mais frequente é Psicologia Escolar. O estudo bibliométrico contribuiu para a identificação da visibilidade e o estágio de desenvolvimento da produção científica em Psicologia Escolar nessa base de dados.

Palavras-chave : psicologia escolar; bibliometria; produção científica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License