SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43Crianças, contextos de escolas e suas representações sociais de família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

CARNEIRO, Agda Regina Vieira; FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa  e  BARBIERI, Elaine da Silva Ferretti. Representações sociais de estudantes universitários sobre dinheiro. Psicol. educ. [online]. 2016, n.43, pp. 91-100. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20160009.

O objetivo do presente estudo foi identificaras representações sociais de universitários sobre dinheiro. A Teoria das Representações Sociais foi utilizada como referencial teórico. Participaram desta pesquisa 50 estudantes de engenharia, de uma universidade privada localizada na região central de São Paulo. Para a coleta de dados utilizou-se o questionário, com questões fechadas para a caracterização dos participantes e questões abertas para captar as representações sociais em estudo. Foram definidos três pontos temáticos: o significado do dinheiro, o que é necessário para se obter um bom dinheiro e porque as pessoas têm muito ou pouco dinheiro. Os dados provenientes das questões fechadas foram submetidos a uma análise percentual e os demais a análise de conteúdo. A partir das representações expressas pelos estudantes foi possível identificar que o dinheiro concretiza a possibilidade de melhores condições de sobrevivência e prospecta melhores oportunidades na vida. Para ter um "bom" e "muito" dinheiro é necessário ter atitudes, ser destemido. Entretanto, para os que têm "pouco" dinheiro foi expressa a representação relacionada ao desinteresse, fracasso. O estudar também apareceu nas representações desses estudantes e teve sua relevância, sendo para alguns, primordial para o sucesso.

Palavras-chave : representações sociais; dinheiro; estudantes universitários.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License