SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44Construção e validação da escala unifatorial de autoeficácia acadêmica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

CASTORINA, José Antonio. As representações sociais e os processos de ensino-aprendizagem de conhecimentos sociais. Psicol. educ. [online]. 2017, n.44, pp. 01-13. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20170001.

A pesquisa das representações sociais (RS) na educação tem dado maior atenção às crenças de professores e alunos sobre a identidade profissional, a avaliação ou a escola. No entanto, tem se dedicado menos ao estudo do papel e do significado das representações no processo de ensino/aprendizagem. Neste trabalho são estudadas as condições da inclusão das representações sociais ao estudo do processo de mudança conceitual dos conhecimentos sociais. São discutidas algumas relações entre a didática específica e as representações sociais na interpretação dos processos de ensino/aprendizagem de tais saberes. Primeiramente, descrevem-se alguns traços característicos do conceito RS vinculados à questão a ser tratada. Num segundo momento, aborda-se o caráter problemático das relações entre a RS e o campo educativo. Apresenta-se o problema da polifasia cognitiva na mudança conceitual, processo central na compreensão da transformação dos conceitos no ensino, e os traços singulares que as RS adquirem nele. Por último, argumenta-se a favor da inclusão das RS no estudo dos processos de mudança conceitual, porém situadas nos contextos didáticos.

Palavras-chave : Representações sociais; Mudança conceitual; Ensino-aprendizagem; Conhecimentos; Didática.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License