SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44Mediação, empenho e envolvimento na linguagem musical: um estudo em contextos infantisA avaliação interativa e o software alfabetização fônica: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

ASSIS, Maria Paulina de  e  ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Learning design e tecnologias: criação de ambientes colaborativos para a aprendizagem. Psicol. educ. [online]. 2017, n.44, pp. 47-56. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20170005.

Neste artigo, propõe-se o estudo para a criação de ambientes digitais de aprendizagem colaborativos para trocas e compartilhamento de métodos, estratégias e recursos de ensino e aprendizagem, para propiciar a inovação, dentro do conceito de learning design. O termo learning design pode ser utilizado para o processo de criação de um produto - um curso, por exemplo - ou para o resultado na forma de um produto, como o projeto do curso propriamente dito. Trata de um conjunto de atividades de ensino e aprendizagem, considerando-se desde o planejamento até a avaliação. Apresenta-se uma síntese de uma pesquisa realizada no Reino Unido, na qual se analisou uma ferramenta de apoio ao learning design. O objetivo da pesquisa era verificar se professores de ensino superior teriam interesse em usar esse tipo de ferramenta para apoiar processos de learning design. A ferramenta analisada na pesquisa foi o LDSE (Learning Design Support Environment). Achados da pesquisa mostraram que os participantes usam as TIC em suas práticas pedagógicas, entretanto, a documentação do planejamento das práticas pedagógicas raramente ocorre, o que pode significar que a adesão imediata para o learning design pode ser pequena, o que indica a necessidade de desenvolver processos formativos com foco na experiência de adoção de learning design.

Palavras-chave : learning design; tecnologias de informação; tecnologias de comunicação; prática pedagógica; compartilhamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License