SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44A avaliação interativa e o software alfabetização fônica: um estudo de casoFatores determinantes ao ingresso de alunos com deficiência no ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

NAVES, Flaviana Franco et al. Formação de psicólogos para a educação: concepções de docentes. Psicol. educ. [online]. 2017, n.44, pp. 67-77. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20170007.

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de 2004 para a formação em Psicologia deram início a mudanças e reformulações nos currículos, projetos pedagógicos e cotidiano dos cursos. A presente pesquisa teve como objetivo compreender as concepções de docentes sobre a formação do psicólogo, com destaque para a ênfase em processos educativos, bem como seu entendimento sobre as repercussões das DCN no cotidiano dos cursos de Psicologia. O estudo foi realizado em cinco Instituições de Ensino Superior (IES), sendo três públicas e duas privadas, no Estado de Minas Gerais e teve como participantes 13 professores. Foram realizadas entrevistas e, a partir delas, foram elaboradas três categorias para a análise: Diretrizes Curriculares Nacionais; Formação do Psicólogo e Formação do Psicólogo para Atuação no Campo da Educação. Pode-se concluir que: - o professor, como ator fundamental do processo formativo, precisa se inteirar da legislação que rege o curso; - é imprescindível que as IES promovam espaços de discussão sobre os documentos, pois a implementação destes necessita ser fruto de um trabalho coletivo, que conte com a participação dos docentes. Por fim, destaca-se a urgência em formar psicólogos escolares críticos, que considerem a complexidade dos fenômenos educativos em sua atuação.

Palavras-chave : psicologia escolar; professores universitários; formação do psicólogo; psicologia educacional; currículo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License