SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44Fatores determinantes ao ingresso de alunos com deficiência no ensino médioLeitura, escrita e equivalência de estímulos: em foco procedimentos de ensino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

GOMES, Ruthie Bonan  e  LHULLIER, Cristina. Representação social da deficiência intelectual na relação entre psicologia e educação. Psicol. educ. [online]. 2017, n.44, pp. 93-102. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20170009.

Os artigos científicos podem ser considerados como documentos que compartilham conhecimentos, divulgando as produções de grupos de pesquisa. Tais produções são atravessadas por discursos, matéria-prima das representações sociais. Deste modo, pode-se considerar a deficiência intelectual tanto como um conceito científico quanto como uma produção discursiva. Tomando como base esta segunda perspectiva, pode-se investigá-la a partir da teoria das representações sociais. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo descrever a representação social da deficiência intelectual emergente do conteúdo de artigos publicados em periódicos da psicologia. A coleta de dados iniciou-se com a busca de artigos indexados nas bases de dados hospedadas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS-PSI), utilizando os descritores deficiência intelectual e psicologia, entre os anos de 2005 e 2014. Dos 63 artigos encontrados, 11 foram utilizados por cumprirem os critérios de inclusão definidos. Os artigos selecionados foram analisados a partir dos procedimentos da técnica de associação de ideias. Os resultados descrevem uma representação social composta por uma visão normatizadora dos sujeitos com esta deficiência, influenciada pela supremacia do modelo médico baseado em concepções organicistas, que se apresenta, em especial, nas práticas dos contextos educacionais e laborais. A utilização das concepções sócio-históricas no discurso frente à deficiência intelectual é produzida pelos pesquisadores para criticar a visão normativa de sujeito, o que nos mostra o tensionamento existente entre a prática com os sujeitos com deficiência intelectual e a produção do saber a eles destinada.

Palavras-chave : representações sociais'; deficiência intelectual; psicología; educação; produção científica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License