SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45Ensino de relações numéricas para crianças com transtorno do espectro autista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

CAMACHO, Inês Nobre Martins et al. A escola portuguesa pelos olhos dos adolescentes. Psicol. educ. [online]. 2017, n.45, pp. 01-10. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20170012.

Os jovens que referem gostar da escola apresentam mais comportamentos positivos associados, nomeadamente melhor desempenho académico e mais bem-estar. O presente estudo tem como objetivos:1) compreender a relação existente entre o gosto pela escola e capacidade académica, e; 2)o que os jovens gostariam de mudar nas suas escolas; 3) verificar as variáveis que poderão predizer o gosto pela escola e a capacidade académica percebida; 4) analisar as variáveis relacionadas com a escola nomeadamente a pressão com os trabalhos da escola, problemas com a escola, relação com os colegas da escola e com os professores. Participaram 6026 alunos do 6º 8º e 10º ano de escolaridade que integraram o estudo Health Behaviour in School - Aged children (HBSC) em 2014. Os jovens que referem gostar muito da escola são os que não mudariam nada na sua escola e são os que têm mais confiança nos professores. Os alunos referem que as matérias são demasiado extensas, aborrecidas e mesmo inúteis salientando alguns a pressão dos pais para o sucesso escolar. Os resultados apontam para a necessidade de rever as políticas públicas existentes no ensino português sendo crucial intervir nas escolas, junto das famílias, professores e jovens.

Palavras-chave : capacidade acadêmica; mudanças na escola; gosto pela escola; políticas públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License