SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46Tecnologia no contexto educacional: teste informatizado para avaliação de estilos de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

TUNDIS, Amanda Gabriella Oliveira  e  MONTEIRO, Janine Kieling. Ensino superior e adoecimento docente: um estudo em uma universidade pública. Psicol. educ. [online]. 2018, n.46, pp. 1-10. ISSN 1414-6975.

O risco à saúde mental de um trabalhador pode surgir de diferentes dimensões e, conforme a Clínica Psicodinâmica do Trabalho, é possível traçar um perfil dos efeitos do trabalho no processo de adoecimento. Esta pesquisa teve o objetivo de identificar fatores críticos do contexto laboral de docentes do ensino superior público associados a riscos à saúde mental. Participaram 52 docentes, com idade entre 23 a 58 anos, de uma universidade pública da região amazônica. Foi utilizado um questionário sociodemográfico e laboral e o Inventário sobre Trabalho e Risco de Adoecimento, focalizando o contexto do trabalho, vivências de prazer-sofrimento e danos à sua saúde. Dentre os resultados, verificou-se que o contexto de trabalho foi avaliado como crítico. Fatores relacionados ao prazer foram satisfatórios para realização profissional. Em relação ao sofrimento foi pontuado como mais crítico o esgotamento profissional. Os danos físicos e psicológicos também foram identificados como críticos e os danos sociais como suportáveis. Esses resultados indicam a necessidade de se pensar alternativas para prevenir riscos de adoecimento mental no trabalho e, ainda, de se dialogar acerca do contexto de trabalho vivenciado pelos docentes de universidades públicas.

Palavras-chave : educação superior; trabalho docente; setor público.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License