SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46Ensino superior e adoecimento docente: um estudo em uma universidade públicaViolência virtual entre alunos do ensino fundamental de diferentes estados do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

ROZA, Rodrigo Hipólito; NAKANO, Tatiana de Cassia; WECHSLER, Solange Muglia  e  SILVA, Talita Fernanda da. Tecnologia no contexto educacional: teste informatizado para avaliação de estilos de aprendizagem. Psicol. educ. [online]. 2018, n.46, pp. 11-20. ISSN 1414-6975.

Considerando os avanços tecnológicos e as facilidades proporcionadas pelos seus recursos, o presente artigo tem o objetivo de avaliar a aplicação do instrumento informatizado Escala de Estilos de Aprendizagem em Situações de Uso de Tecnologias, de modo a testar seu funcionamento e a viabilidade de seu uso em contexto escolar. Após apresentar o embasamento teórico e as características Escala de Estilos de Aprendizagem em Situações de Uso de Tecnologias, bem como e o suporte tecnológico utilizado, o instrumento foi aplicado a 120 estudantes universitários provenientes do curso de administração, sendo 63 do sexo feminino e 57 do sexo masculino, com idades entre 18 e 35. Os resultados foram favoráveis tanto quanto ao funcionamento do modelo informatizado do instrumento, quanto à sua aplicação em contexto educacional, indicando a possibilidade de inserção das tecnologias no processo ensino-aprendizagem, contribuindo para avanços na área de avaliação psicológica e seu impacto na prática profissional e educacional.

Palavras-chave : estilos de aprendizagem; teste informatizado; avaliação psicológica; tecnologia educacional; educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License