SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46Tecnologia no contexto educacional: teste informatizado para avaliação de estilos de aprendizagemMapeamento do conhecimento de professores sobre violência intrafamiliar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

STELKO-PEREIRA, Ana Carina et al. Violência virtual entre alunos do ensino fundamental de diferentes estados do Brasil. Psicol. educ. [online]. 2018, n.46, pp. 21-30. ISSN 1414-6975.

A tecnologia tornou a comunicação mais rápida, porém tornou possível a ocorrência de violência por meio virtual. Este estudo investigou ocorrências de cyberbullying em escolas de diferentes estados brasileiros. Para tanto, foi utilizada a Escala de Violência Escolar, a qual avalia a ocorrência e a gravidade de violência escolar e bullying vivenciada e praticada por alunos. Esta foi respondida por 1534 alunos de seis escolas localizadas nos estados de São Paulo, Ceará, Paraná e Minas Gerais. Notou-se que cerca de 37% dos alunos estavam envolvidos em situações de cyberbullying, dentre eles 23% seriam exclusivamente vítimas, 3% autores e 11% seriam vítimas e autores. Adicionalmente, notou-se haver associação significativa entre ser menina e sofrer ameaças psicológicas (p = 0,041) e receber mensagens ofensivas (p = 0,036). Ser menino associou-se com ser ridicularizado em vídeos (p = 0,051). Verificou-se também que a faixa etária que mais se envolveu em situações de violência virtual foi a de alunos com 15 anos ou mais. Estes resultados são relevantes, pois apontam a necessidade de prevenção ao problema. Seria importante que estudos futuros ampliassem a quantidade e diversidade dos participantes, de modo a se conhecer a prevalência do fenômeno nacionalmente.

Palavras-chave : tecnologia; violência; escola; bullying; cyberbullying.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License