SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46Projeções de si no futuro de universitários e egressos surdosResiliência e educação musical erudita: estudo em projeto social com jovens de periferia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

TERRA, Cláudia  e  NOVAES, Adelina. Quem deve ocupar os bancos do ensino superior?. Psicol. educ. [online]. 2018, n.46, pp. 51-59. ISSN 1414-6975.

Com o intuito de compreender as representações que professores do curso de serviço social de uma faculdade privada do centro de São Paulo apresentam sobre os estudantes de baixa renda, o estudo buscou informações que contribuíssem para a educação dessa população. Com a perspectiva psicossocial da teoria das representações sociais, a investigação contou com roteiro de entrevista e questionários para estudar um universo total de 14 professores e 600 estudantes. Sistematização e categorização, amparadas pelo programa computacional NVivo, respeitaram as orientações da análise de conteúdo. Identificaram-se elementos que fomentem a reflexão acerca das práticas educativas no contexto de cursos universitários, ao se obter informações que possam contribuir para a proposição de estratégias de formação docente para a educação superior. As temáticas identificadas pela pesquisa circulam, sobretudo, em dois eixos de representação não excludentes: o que concentra discursos que rechaçam o termo "baixa renda" como qualificador dos estudantes e o segundo que identifica os estudantes como usuários do serviço social; representações que guiam as práticas docentes e que podem ser compreendidas como alimentadoras de profecias autorrealizadoras.

Palavras-chave : representação social; pobreza; ensino superior; interação professor-aluno; formação de professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License