SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue47Communication by changing figures and conditional relations with students with autismSenses and meanings attributed by teachers participating in a course on school coexistence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975On-line version ISSN 2175-3520

Abstract

JESUS, Juliana Soares de  and  SOUZA, Vera Lucia Trevisan de. Desenvolvimento da atenção: atuação em classes de recuperação. Psicol. educ. [online]. 2018, n.47, pp. 21-29. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20180014.

O presente artigo tem como objetivo apresentar práticas psicológicas promotoras do desenvolvimento da atenção em crianças que frequentavam classes de recuperação em uma escola pública de uma cidade do interior de São Paulo. De natureza participativa e tipo interventivo, a pesquisa teve como aporte teórico-metodológico a Psicologia Histórico-Cultural, com ênfase à interpretação de Vigotski sobre desenvolvimento e aprendizagem. Participaram da pesquisa vinte e seis alunos do 4º e 5º anos. Os resultados revelaram que práticas como a orientação e o planejamento de ações em conjunto com as crianças possibilitam a significação das atividades desenvolvidas e de modo concomitante a autorregulação da atenção. Entretanto, a significação para a criança só se consolida quando ela, pela percepção ampliada da situação, passa a planejar as suas ações, baseada em um novo modo de pensar e compreender a realidade, o que ressalta a importância do meio e das mediações para o desenvolvimento da atenção e das demais funções psicológicas superiores.

Keywords : atenção; atuação do psicólogo; psicologia histórico-cultural; psicologia escolar; Vigotski.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License