SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47Sentidos e significados atribuídos por professores de um curso sobre convivência escolarContribuições da psicologia histórico-cultural para o ensino médio: conhecendo a adolescência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

SIQUEIRA, Beatriz Colabone  e  BOARINI, Maria Lucia. A saúde do professor no cotidiano escolar: uma pesquisa histórica. Psicol. educ. [online]. 2018, n.47, pp. 39-46. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20180016.

Atualmente, as doenças ocupacionais tem recebido destaque em muitos estudos científicos em função de sua grande incidência, o que sugere ser este um fenômeno exclusivo da atualidade. Entre as categorias profissionais mais acometidas por adoecimento físico e/ou psíquico está a dos professores. O objetivo deste trabalho é investigar como a temática da saúde do professor tem sido considerada na literatura científica. Como fonte primária foram utilizados os Anais do I Congresso Nacional de Saúde Escolar, ocorrido na cidade de São Paulo/SP no ano de 1941. Os resultados indicam que, do ensino escolar, era exigido a prevenção e irradiação de hábitos saudáveis e o professor era um dos responsáveis por esta tarefa. E, como desdobramento desta exigência, a preocupação com a saúde do professor esteve atrelada a eficiência do ensino, e o exercício da profissão já era considerado desgastante. Por fim, nota-se que, resguardando as devidas diferenças, o professor precisava lidar com situações que extrapolam o ensino escolar, tal como nos dias de hoje.

Palavras-chave : professor; doenças ocupacionais; prevenção; educação sanitária; higiene escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License