SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47Psicología y conceptos de formación generalistaPsicoanálisis y formación de profesores: estudio de lãs producciones científicas en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

MICHELATOYOSHIY, Shimeny  y  KIENEN, Nádia. Gerenciamento de tempo: uma interpretação analítico-comportamental. Psicol. educ. [online]. 2018, n.47, pp.67-77. ISSN 1414-6975.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20180019.

O gerenciamento de tempo no ensino superior pode contribuir para uma melhor organização das demandas acadêmico-profissionais e pessoais no contexto universitário. O objetivo deste estudo foi interpretar o fenômeno do gerenciamento de tempo a partir de recursos conceituais da Análise do Comportamento por meio de revisão integrativa. Em bases de dados científicas, foram selecionados 10 artigos sobre o gerenciamento de tempo no contexto universitário. A partir da leitura dos artigos, quatro critérios foram elaborados para selecionar informações: definição de gerenciamento de tempo; estratégias de gerenciamento de tempo; dificuldades no gerenciamento de tempo; e consequências do gerenciamento de tempo. As informações selecionadas foram organizadas em duas categorias: "Conceitos da análise do comportamento" e "Comportamentos ou componentes de comportamentos de gerenciamento de tempo". A primeira contém quatro subcategorias: a) Autocontrole, b) Autoconhecimento, c) Tomada de decisão d) Resolução de problemas. A segunda contém cinco subcategorias: a) Aplicação de técnicas ou recursos, b) Planejamento, c) Produtividade e Saúde, d) Desempenho Acadêmico e) Organização. Examinou-se a importância do autocontrole para gerenciar as atividades ao longo do tempo, pois aspectos relativos a esse comportamento como evitar a procrastinação acadêmica e emitir respostas autocontroladas foram identificados na maioria dos artigos analisados. O autocontrole parece envolver processos de autoconhecimento, tomada de decisão e resolução de problemas. Os resultados demonstram que a interpretação analítico-comportamental sobre esse fenômeno traz contribuições relevantes para esclarecer os tipos de comportamentos requeridos para que o indivíduo seja capaz de gerir suas atividades ao longo do tempo de maneira autônoma e efetiva.

Palabras clave : análise do comportamento; desempenho acadêmico; autocontrole; estudantes universitários; revisão da produção científica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons