SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47Gerenciamento de tempo: uma interpretação analítico-comportamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

FALCAO, Rafaela de Oliveira; LIMA, Maria Celina Peixoto  e  MAIA FILHO, Osterne Nonato. Psicanálise e formação de professores: estudo das produções científicas no Brasil. Psicol. educ. [online]. 2018, n.47, pp. 79-87. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20180020.

Este trabalho é fruto de uma investigação sobre o modo como as discussões entre a Psicanálise e a Educação têm se efetivado nos espaços acadêmicos atuais no Brasil, buscando as implicações dessa aproximação para a Formação de Professores. A Revisão Sistemática de Literatura foi utilizada como método investigativo. Foram reunidas 41 produções científicas, envolvendo artigos, teses e dissertações, produzidas nos cursos de pós-graduação stricto sensu de Psicologia e de Educação de universidades brasileiras. Seguiu-se com uma análise das tendências temáticas, teóricas e metodológicas, por meio de apreciação quantitativa e qualitativa. Foi constatado um número reduzido de trabalhos que discorrem sobre a interface entre a Psicanálise e a Formação de Professores, quando comparado à quantidade de trabalhos envolvendo Psicanálise e Educação, no sentido amplo. Os trabalhos considerados destacam a Psicanálise como uma importante ferramenta de compreensão da docência, promovendo uma interface reflexiva e dialética entre suas várias dimensões e os saberes psicanalíticos.

Palavras-chave : formação de professores; treinamento de professores; trabalho docente; psicanálise; educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License