SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número48Avaliação de larga escala e da aprendizagem na escola: um diálogo necessárioSentidos de relações de gênero produzidos por adolescentes de uma escola pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

RIGO, Daiana Yamila  e  DONOLO, Danilo. Envolvimento familiar e compromisso escolar. Psicol. educ. [online]. 2019, n.48, pp. 25-34. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20190004.

Os objetivos desta pesquisa é descrever o perfil de envolvimento familiar e sua relação com a percepção que o professor tem do envolvimento do aluno e de seu rendimento escolar. Participaram do estudo professores, pais e alunos do segundo ciclo, do 4º ao 6º grau, do nível primário do ensino. Para a coleta de dados foram utilizados dois questionários e as notas finais dos alunos. Foi realizada uma análise de dados principalmente quantitativa, produzindo resultados que mostram que a comunicação de expectativas e a ajuda nas tarefas de casa pelas famílias são associadas com uma melhor percepção sobre o envolvimento do aluno em atividades e trabalhos áulicos relatados pelo professor, assim como com um melhor desempenho escolar. Os resultados, um tanto alentadores, mostram a importância de continuar a estabelecer melhores vínculos e espaços nos onde se conjuguem ações de todos os agentes da educação, escola e família.

Palavras-chave : família; educação; estudante; compromisso; escola.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License