SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue48Family implication and school engagement the challenge of creating bridges: o desafio de criar vínculosChanging the meaning of the images in the history textbook: an indication of internal colonialism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975On-line version ISSN 2175-3520

Abstract

UCHOA, Kelly Pereira; SILVA, Fabiane Aguiar; NEVES, André Luiz Machado das  and  SILVA, Iolete Ribeiro da. Sentidos de relações de gênero produzidos por adolescentes de uma escola pública. Psicol. educ. [online]. 2019, n.48, pp. 35-44. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20190005.

O objetivo do presente estudo foi compreender os sentidos de relações de gênero produzidos por adolescentes de uma escola pública de Manaus-AM. A pesquisa fundamentou-se na abordagem da Psicologia Sócio-Histórica visando contribuir com a discussão de gênero pautada na relação construída socialmente entre as performances de gêneros. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa de caráter exploratório e os instrumentos para a construção de dados foram a observação participante e o grupo focal. A análise dos dados foi fundamentada na proposta dos Núcleos de Significação. Como resultados da pesquisa, observou-se que os sentidos de relações de gênero produzidos pelos adolescentes revelaram um processo dialético de significados de performances de gênero pautados em concepções heteronormativas, bem como, mais desconstruídas sobre os papeis masculinos e femininos. Ou seja, significados que estruturam concepções mais normativas de gênero vêm interagindo com discursos emancipatórios sobre as performances e produzem sentidos estruturados em anseios de relações contemporâneas mais satisfatórias. As discussões sobre relações contribuem com a produção de sentidos de relações mais alternativas, libertárias e criativas a partir da reflexão social, histórica e cultural das performances de gênero.

Keywords : gênero; adolescência; escola; psicologia social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License