SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número48Mudando o significado das imagens no livro de história: uma indicação do colonialismo internoEducação física escolar e a assimilação das ações mentais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

CARDOSO, Lucila Moraes  e  GOMES, Gabriel Vitor Acioly. O ensino de avaliação psicológica nas instituições de ensino superior do Ceará. Psicol. educ. [online]. 2019, n.48, pp. 55-66. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20190007.

A Avaliação Psicológica é a única área de atuação restrita ao psicólogo. Em vista de sua importância para a Psicologia, neste trabalho objetivou-se investigar a compreensão de professores de Avaliação Psicológica sobre questões relacionadas ao ensino da área em cursos de Psicologia das Instituições de Ensino Superior do Ceará. Foi feito contato com os coordenadores das 10 instituições com o curso de Psicologia reconhecido pelo Ministério da Educação. Foi obtida autorização para realizar a pesquisa em oito (80%) e conseguiu-se contato com 14 professores. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário respondido pelos professores. Constatou-se que 42,85% dos professores eram doutores e 76,90% definiram avaliação psicológica como um processo científico/de conhecimento. Todos os professores indicaram a importância das qualidades psicométricas dos testes como requisito mínimo para serem autorizados para o uso. A pesquisa possibilitou ter um panorama parcial do ensino e da formação do psicólogo em Avaliação Psicológica.

Palavras-chave : avaliação psicológica; ensino da psicologia; formação do psicólogo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License