SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número48La enseñanza de la evaluación psicológica en las instituciones de enseñanza superior de CearáUna reflexión sobre el contexto educativo actual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

BALBINO, Solange Izabel  y  URT, Sonia da Cunha. Educação física escolar e a assimilação das ações mentais. Psicol. educ. [online]. 2019, n.48, pp. 67-76. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20190008.

No desenvolvimento deste estudo buscamos investigar as possibilidades de êxito no ensino de Educação Física escolar utilizando como base para o planejamento pedagógico a Teoria da Assimilação das Ações Mentais por Etapas propostas por Galperín. Nosso objetivo é verificar em que sentido essas etapas podem promover melhorias no ensino em aulas de Educação Física para crianças pequenas e identificar suas relações com a Psicologia Histórico-cultural no ensino dos conteúdos dessa disciplina. O trabalho foi desenvolvido por meio de análise documental em textos de estudiosos da psicologia soviética, tais como, Vigotski (2005); (2003); Talizina(1988) e Galperín (1986) tratando-se de uma revisão teórica, porém crítica e inter-relacionada às abordagens pedagógicas para a Educação Física. Compreendemos que, como parte da Psicologia Educacional de origem russa, essa teoria amplia as possibilidades de aprendizagem pois compreende o aluno em seu contexto social e com isso as atividades propostas são desenvolvidas dentro da realidade concreta do aluno, um fim objetivo para a ação planejada resultando na redução do tempo empreendido no processo de ensino e aprendizagem e superando comportamentos fossilizados no fazer pedagógico do componente curricular.

Palabras clave : Educação Física Escolar; Teoria de Assimilação das Ações Mentais por Etapas; Psicologia Histórico-Cultural; Pratica Docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License