SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número48Educação física escolar e a assimilação das ações mentaisDificuldades de aprendizagem: contribuições da psicologia cognitiva e da fenomenografia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

SANTOS, José Ricardo Rosa dos  e  MIDLEJ, Moema Maria Badaró Cartibani. Uma reflexão sobre o contexto educacional contemporâneo. Psicol. educ. [online]. 2019, n.48, pp. 77-86. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20190009.

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os desafios vivenciados pela educação em contexto pós-moderno para, assim, recomendar ações de mudança para as escolas e realidades socioeconômicas e políticas locais, utilizando-se da reflexão e consequente ação sobre o processo educacional brasileiro em contexto atual. A conjuntura educacional contemporânea acaba se distanciando de sua apropriada função ao depender de instrumentos de avaliação e manutenção com base em direcionamentos globais, capitalistas e neoliberais. Para a discussão, utilizaram-se fundamentos teórico-metodológicos da Educação Comparada, em digressões sobre a formação do homem em diferentes contextos histórico-sociais. As reflexões acerca da educação contemporânea levaram a ajuizar que esta se distancia cada vez mais de sua função, afastando-se do processo da busca pela verdade, comprometido com a formação cidadã, devido à força capitalista sob princípios neoliberais, que busca a padronização, a produção e qualificação de mão de obra para manutenção de um sistema ideológico hegemônico. Como alternativa, pode-se pensar em uma escola que destaque a maturidade política do cidadão para que este possa ser sujeito modificador da sociedade e de sua história.

Palavras-chave : Verdade; Educação; Capitalismo; Pós-moderno.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License