SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número49Intervenção com jogos em processos de desenvolvimento e aprendizagemA educação socioemocional e suas implicações no contexto escolar: uma revisão de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

CORREA, Pedro Vasconcelos. Escuta histórico-cultural de dificuldades de aprendizagem: multiplicidade da experiência habitada no discurso. Psicol. educ. [online]. 2019, n.49, pp. 41-48. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20190017.

Esse artigo visa compartilhar ações realizadas frente à demanda de dificuldades de não aprendizagem escolar no aspecto de escuta e intervenção à queixa escolar, em crianças atendidas em um Serviço de Psicologia Aplicada - SPA de uma IES de Porto Velho/RO. Foram acompanhadas experimentalmente cinco crianças, ao longo do segundo semestre de 2017. O trabalho avançou ao tentar romper com o olhar de análise clínico institucionalizado e na desconstrução da queixa escolar com o sujeito, família e escola. Evidenciou-se que no discurso da queixa escolar muitos significados das tensões não possuem sentido individual e a que a consciência sobre essa relação emergiu sem laço e com desencontros no discurso anunciado.

Palavras-chave : Queixa escolar; Escuta clínica; Psicologia histórico-cultural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License